Blockchain OR
distributed ledger technology

As Tecnologias de Registros Distribuídos (DLTs, na sigla em inglês) e as Blockchains dão o controle de toda informação nelas contidas e sobre todas as transações nelas registradas para os usuários, promovendo a transparência nesses processos. As transações são processadas em minutos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, salvando bilhões de dólares ao redor do mundo.

As DLTs, de forma ampla, e as Blockchains, especificamente, são avanços conceituais no gerenciamento de informações e pode-se esperar que elas encontrem aplicação em todos os setores econômicos.

Distributed Ledger Technology (DLT), em português traduzido como Tecnologia de Registros Distribuídos, dá o controle de toda informação neles contidos e sobre todas as transações neles registradas para os usuários, promovendo a transparência nesses processos. O tempo de uma transação também é minimizado a minutos e transações são processadas 24 horas por dia, 7 dias por semana, salvando bilhões de dólares ao redor do mundo.

Blockchain é uma DLT, mas nem toda DLT é uma blockchain. De modo similar, ambos requerem descentralização e consenso entre nós pertencentes a uma mesma rede. No entanto, a blockchain organiza os dados em blocos e atualiza as entradas usando uma estrutura de anexação. Desse modo, uma blockchain é uma lista crescente de registros. Devido à sua estrutura, é impossível alterar ou excluir dados já inseridos nos blocos anteriores. A tecnologia Blockchain é, portanto, adequada para registrar eventos, gerenciar registros, processar transações, rastrear ativos e votar. As DLTs, de modo geral, reduzem drasticamente o custo da confiança mitigando nossa dependência de bancos, governos, advogados, notários e funcionários responsáveis pela conformidade regulatória.

A grande inovação das DLTs é que o registro não é mantido por nenhuma autoridade central. Atualizações do registro são construídas e registradas por cada nó da rede de modo independente. Os nós, então, atingem o consenso sobre uma transação ou atualização, automaticamente, por um algoritmo de consenso. Além disso, em uma blockchain tradicional, toda a rede enxerga todas as transações, enquanto em uma DLT, isso não precisa acontecer. As DLTs, de forma ampla, e as blockchains, especificamente, são avanços conceituais no gerenciamento de informações e pode-se esperar que elas encontrem aplicação em todos os setores econômicos.

Saiba mais

Computação Distribuída

Computação Distribuída consiste em fazer funcionar como um sistema único vários componentes de software que estão em diferentes computadores, que podem tanto estar numa mesma rede local como em diferentes partes do mundo. Dentre as vantagens, escalabilidade, é a primeira. Além disso, e uma máquina ficar indisponível, por qualquer razão, o serviço como um todo não para.

O conceito de Computação Distribuída é amplo. De modo geral, consiste em fazer funcionar como um sistema único vários componentes de software que estão em diferentes computadores, que podem tanto estar numa mesma rede local como em diferentes partes do mundo. A ideia é fazer a rede funcionar como uma única entidade computacional.

Dentre as vantagens da Computação Distribuída, as principais são a escalabilidade e a redundância. A primeira implica que o sistema pode ser expandido facilmente para mais computadores, se a demanda assim o exigir. A segunda significa que se uma máquina ficar indisponível, por qualquer razão, o serviço como um todo não para.

DHTs (Distributed Hash Tables), bancos de dados distribuídos e workflows distribuídos são exemplos de aplicações de Computação Distribuída que têm vasta aplicabilidade na indústria e nos negócios.

Saiba mais

Inteligência Artificial
e Aprendizado de Máquina

Desenvolvemos sistemas de IA capazes de reproduzir tarefas como percepção, aprendizado e raciocínio ou tomada de decisão e modelos de aprendizado de máquina para a resolução dos mais variados problemas para seu negócio.

A Inteligência Artificial estuda formas de criar máquinas e softwares que mimetizem a inteligência humana para resolver problemas envolvendo processamento de informações complexos. Assim, desenvolvemos sistemas capazes de reproduzir tarefas como percepção, aprendizado e raciocínio ou tomada de decisão.

Já o aprendizado de máquina é uma forma de IA em que um algoritmo computacional cria, a partir de dados, modelos de aprendizado para a resolução de problemas. Esses modelos são “treinados” com grandes volumes de dados e usados para prever resultados, tendências e padrões, e serão tanto melhores quanto maior o volume de dados de qualidade. Aqui nota-se a grande sinergia com a Ciência de Dados, que pode fazer uma análise prévia sobre a base de dados e separar os dados mais relevantes para a resolução de problemas e, assim, preparar o terreno para o algoritmo de IA. Exemplo de aplicações na indústria e nos negócios são:

  • Reconhecimento de imagens

  • Retenção de clientes

  • Diagnósticos

  • Previsões de mercado

  • Levantamento de atributos

  • Visualização de atributos

  • Sistemas de recomendação

  • Segmentação de clientes

  • Decisões em tempo realidade

  • Navegação

  • Tarefas de aprendizagem constante

  • Aquisição de conhecimento

Saiba mais

Ciência de Dados

O time da BBCHAIN conta com cientistas e pesquisadores altamente qualificados na análise, interpretação e comunicação dos dados, que podem ajudá-lo a entender tendências do mercado, gargalos de operações, fluxo de custos e muito mais, otimizando seu negócio.

Essa é a ciência de entender, processar e extrair informação e valor de dados, sejam eles financeiros, comportamentais, sociais, econômicos ou científicos, estruturados ou não, com a finalidade de reconhecer e determinar padrões para a tomada de decisões. O time da BBCHAIN conta com cientistas e pesquisadores altamente qualificados na análise, interpretação e comunicação dos dados que podem ajudá-lo a entender tendências do mercado, gargalos de operações, fluxo de custos e muito mais, otimizando seu negócio.

Saiba mais

Treinamento e Capacitação

O time da BBCHAIN conta com cientistas e pesquisadores altamente qualificados na análise, interpretação e comunicação dos dados, que podem ajudá-lo a entender tendências do mercado, gargalos de operações, fluxo de custos e muito mais, otimizando seu negócio.

Oferecemos treinamentos para nossos clientes e colaboradores em diversas tecnologias, principalmente nas exponenciais e mais modernas, como computação distribuída, blockchain, IA, entre outras. Esses treinamentos fornecem visão sistêmica e objetiva de um problema, que estimula o pensar “fora da caixa”, utilizando as técnicas aprendidas em soluções e inovações. Nosso programa de capacitação e treinamento conta com profissionais com conhecimento acadêmico, prático e com visão inovadora.

Saiba mais

Nossos
Fundadores

+

Felipe Chobanian >

Pós-graduado em Finanças Corporativas e Investment Banking pela FIA, tenho mais de 14 anos de experiência profissional no mercado financeiro nacional como gestor nas áreas de planejamento e controle. Também fui cordenador operacional do C2D (Centro de Ciência de Dados da Politécnica/USP). +

Possuo, em minha jornada acadêmica, os cursos de Engenharia Aeronáutica na Universidade de São Paulo, campus de São Carlos, e Administração de Empresas Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sou também pós-graduado em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

Tenho mais de 14 anos de experiência profissional no mercado financeiro nacional, atuando sempre em grandes instituições do mercado como gestor nas áreas de planejamento e controle.

Atualmente, faço Mestrado em Inteligência Artificial (Explainable AI) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e fui coordenador operacional do C2D (Centro de Ciência de Dados da Politécnica/USP), desde o seu projeto até seu lançamento e consolidação de suas pesquisas. Sou, além disso, cofundador BBCHAIN, da Sappya e da FolioChain.

+

Rodrigo Bueno >

Sou Arquiteto de Software com vivência em desenvolvimento de soluções para o mercado financeiro. Durante quatro anos atuei em diversas frentes como Arquiteto de Software no Itaú Unibanco. Fui o primeiro profissional no Brasil a se certificar na tecnologia DLT-Corda. +

Sou Arquiteto de Software com vivência em desenvolvimento de soluções para o mercado financeiro. Atuei por três anos no mercado de Cobrança desenvolvendo soluções de Call Center para o Grupo Multi-cobra. Por um ano, ajudei a construir a Startup MNIX desenvolvendo soluções mobile, e durante quatro anos atuei em diversas frentes como Arquiteto de Software no Itaú Unibanco, onde se destacam os projetos relacionados a Big Data e Inovação, principalmente em assuntos relacionados a Blockchain e DLT.

Na área de Blockchain, trabalhei na concepção e desenvolvimento de projetos como o Aciptance, Fingerprint, Club Loan, Chamada de Margem, além de outros projetos junto a FEBRABAN. Especializado em Corda, fui o primeiro profissional a se certificar nessa tecnologia no Brasil, e tive a oportunidade de trabalhar com a empresa R3, em Londres, no desenvolvimento de soluções de alta performance utilizando Corda. Em 2018, ajudei a organizar e ministrei o curso Blockchain Developer.

Atualmente, sou sócio-fundador da BBCHAIN, onde realizo consultorias de Blockchain para grandes empresas e ministro cursos, in-company, sobre o assunto. Também sou sócio-fundador da Mavie, Startup de Tecnologia voltada à saúde, na qual ocupo a cadeira de CTO.