BBChain Ptah - Privacidade, Governança
e Interoperabilidade.
O BBChain Ptah foi desenvolvido para implementar uma abordagem distribuída e modular em redes financeiras, incorporando governança, privacidade e interoperabilidade. Testado na segunda fase do projeto DREX, atingiu os resultados esperados e foi selecionado para o Lift Lab 2025, iniciativa do Banco Central do Brasil e da FENASBAC.

Fundamentos poderosos
Infraestrutura existente: Atualmente o mercado conta com um infraestrutura existente construída ao longo de décadas formada por parceiros confiáveis.
Compartimentalização: Separação de sistemas ou processos para melhorar a segurança, a eficiência ou a organização oferecendo privacidade por design.
Computação Distribuída: Inspiração nos já consolidados sistemas de Big Data, utilizando suas técnicas para garantia de alta performance e disponibilidade.
Características Principais
- Interoperabilidade
- Escalabilidade
- Confiabilidade
- Paralelismo
- Maturidade
Pilares
- Nodes
- Comunicação
- Coordenação
- Compartimentalização
- Orquestração
Vantagens
- Desempenho
- Tolerância a Falhas
- Flexibilidade
- Custo-efetividade
- Segurança
Parceiros tecnológicos:
Criptografia
Seu principal diferencial reside no uso de compartimentalização criptográfica, que garante que os componentes da rede manipulem exclusivamente os dados necessários a suas funções operacionais diretas. Isso reduz a possibilidade de acessos não autorizados, promovendo privacidade como elemento estrutural.

Noticias cripto: BBChain apresenta Ptah - framework de segurança, privacidade e interoperabilidade
BLOG BBChain
BBChain foi selecionada para o LIFT 2025 com projeto “Regulated Tokenized Multi-Asset Privacy Network”!
BBChain lança framework Ptah para impulsionar redes financeiras tokenizadas

Transações Atômicas
Por meio de um protocolo de commit em duas fases (Two-Phase Commit), o BBChain Ptah assegura que nenhuma transação parcial impacte o estado da rede.

Composabilidade e Modularidade
Componentes independentes, como validadores, orquestradores e nós de balanceamento, interagem por meio de interfaces padronizadas. Essa abordagem facilita a construção de fluxos financeiros complexos.

Privacidade e Segmentação
Cada serviço da arquitetura possui acesso restrito a dados específicos. Por exemplo, validadores de assinatura não acessam detalhamentos transacionais, enquanto orquestradores manipulam apenas metadados.
O Drex, projeto do Banco Central, não usará tecnologia de registro distribuído (DLT) na fase três. Em vez disso, focará na reconciliação de gravames para facilitar a visibilidade de garantias de crédito dentro da infraestrutura financeira tradicional, mantendo o objetivo de reduzir o custo do crédito.
A DLT não foi descartada permanentemente e poderá ser retomada em fases futuras para tokenização de ativos, mas sem prazo definido. Segundo o BACEN, o principal desafio tem sido desenvolver uma solução de privacidade que atenda tanto aos participantes quanto ao próprio BACEN. Dentre as seis soluções de privacidade testadas pelo Banco Central, a solução que merece destaque é o Ptah, desenvolvido pela BBChain.
O BBChain Ptah foi testado na segunda fase do Drex e também selecionado para o Lift Lab do Bacen.
Precisa de ajuda?
Framework BBChain Ptah: O que é?
Desenvolvido para implementar uma abordagem distribuída e modular em redes financeiras com governança, privacidade e interoperabilidade.
Veja os nossos conteúdos a respeito, clique no link!
Hyperledger BESU: O que é e como funciona?
No mundo dos negócios de hoje, a necessidade de um sistema blockchain seguro e eficiente é mais importante do que nunca. Conheça Hyperledger Besu - um cliente Ethereum de código aberto. Seu Guia Completo, sobre o que é e como funciona.
BBChain TasS: Para que serve?
BBChain TaaS - Token as a Service
Para empresas que almejam ampliar e modernizar suas negociações, a tokenização de ativos com a BBChain TaaS é a escolha estratégica ideal.
O que é R3 Corda?
O Corda da R3 é uma plataforma de tecnologia de registros distribuídos (DLT), peer-to-peer (P2P), escalável e permissionada que permite a construção de aplicativos que promovem e fornecem confiança digital entre as partes em mercados regulamentados.
O que é o EBS?
O EBS - Enterprise Blockchain as a Service, é uma Plataforma SaaS completa para criação e gerenciamento da sua rede Blockchain. Com o EBS, você poderá criar redes Blockchain nas principais tecnologias, além de gerenciar os participantes de sua rede, incluindo suas permissões e contratos inteligentes.